Formações em todo o país
Projecto Pedagógico
O Campo Escola funciona como uma experiência educativa não formal prolongada, de dois a quinze dias. Todos os que por ali passam são co-responsáveis pela sua manutenção e o seu objectivo é permitir momentos formativos lúdico-recreativos assim como a própria experiência de vida na Natureza. Todas as actividades do Campo Escola são realizáveis através da co-responsabilização dos participantes (Economia Qualitativa). Essa co-responsabilização manifesta-se através de apoio monetário, trabalhos de manutenção do espaço, material útil ou víveres, ou de outra forma sugerida.,
O Campo Escola organiza laboratórios artísticos, oficinas de pioneirismo, programas de team building, formação individual em autonomia, concílios com temáticas de importância para o desenvolvimento humano (saúde, família, educação e sociedade). As nossas formações vão muitas vezes ao encontro de outros espaços como associações, teatros, escolas, organizações, comunidades, etc. O nosso espaço também se dispõe a dar apoio logístico e ajudar na programação própria dos participantes. Por termos recebido esta sugestão é possível agora grupos usufruírem do espaço, sugerir temas, ou trazer as suas actividades. Todos os encontros frequentemente se cruzam com a expressão artística.
Independentemente da nossa especialização na sociedade consideramos no Campo Escola o conhecimento como um bem em si mesmo. Fomentar o intercâmbio em áreas profissionais diferentes traz soluções novas para o nosso ramo de actividade e para a vida em geral.
No Campo Escola propomo-nos ensinar a melhorar efectivamente a nossa existência individual e colectiva. Não se trata de um processo de auto-ajuda nem de soluções milagrosas com promessas fantásticas de que as nossas vidas serão tudo aquilo que desejávamos e de que tudo será melhor. A observação de tudo o que nos rodeia e a sua análise são as principais ferramentas.
Na vida nem sempre trilhamos o caminho pretendido: muitas vezes, porque assim que abrimos os olhos esse caminho já lá está e foi-nos dito que este era o único; outras vezes, porque nesse mesmo caminho não sabemos como tirar o melhor partido dele; frequentemente deixamo-nos convencer de que não temos escolha. Qualquer que seja o nosso caminho podemo-lo sempre explorar e tirar o melhor partido do que ele tem para nos dar passo a passo. Temos sempre escolha porque não existe um só caminho.
É através da consciencialização dos nossos passos que podemos descobrir os caminhos que já se encontram disponíveis para serem vividos. Dando atenção a cada momento e ao espaço onde nos inserimos, encontraremos soluções possíveis que cada instante nos oferece. Soluções para a nossa sobrevivência e para o nosso desenvolvimento como seres humanos.
As metodologias usadas centram-se na observação, atenção, concentração, criatividade e consciência podendo, no entanto, tocar várias disciplinas desde as mais ligadas ao corpo e suas expressões como as mais ligadas ao raciocínio e aos sentimentos.