top of page

 

ECONOMIA QUALITATIVA

 

Todo aquele que trabalha tem direito a uma remuneração justa que lhe assegure, bem como à sua família, uma existência conforme à dignidade humana. 

                                     in Artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos do Homem

 

O ser humano não é a espécie mais forte do planeta. Não somos os mais rápidos, talvez nem os mais inteligentes. A nossa única vantagem é a nossa capacidade de cooperarmos, ajudarmo-nos. Nós reconhecemo-nos uns nos outros e somos impelidos para a compaixão, para o heroísmo e para o amor. São essas características que nos tornam mais fortes, mais rápidos e mais inteligentes, e é por isso que sobrevivemos; e é por isso que queremos sobreviver.

 

A Economia Qualitativa ou Solidária consiste no conjunto de actividades económicas, organizadas em torno e a partir das necessidades humanas colectivas. A sua base é a autogestão e valorização das relações sociais através da reciprocidade e da adopção de formas comunitárias de propriedade e gestão. O seu objectivo é eliminar as desigualdades materiais e difundir os valores da solidariedade humana e eliminar os efeitos perversos da competitividade, promovendo a competição para a cooperação.

 

Como o nosso espaço não é comercial logo as nossas actividades não são abrangidas por um seguro.

 

Todas as actividades do Campo Escola são realizáveis através da co-responsabilização dos participantes. Essa co-responsabilização pode manifestar-se como apoio monetário (simbólico), trabalhos de manutenção do espaço (Hora ao Campo), oferta de material útil ou víveres, ou de outra forma sugerida.

 

 

bottom of page