top of page

 

O NASCIMENTO DO CAMPO ESCOLA Terras altas:

 o percurso de uma ideia, de um projecto e de uma vida de retorno à natureza

 

Após avaliarmos os contras e prós decidimos sair da cidade. Sabíamos que queríamos viver no meio rural e desenvolver um projecto comunitário, mas sem ideia de onde iríamos. Para tal iniciámos uma peregrinação de 29 dias.

 

Pretendíamos ir para o lugar mais longínquo de Portugal e, por isso, escolhemos como ponto de partida da peregrinação: Bragança, Trás-os-Montes. Nesta viagem de encontro do mundo rural passámos pela Serra da Nogueira, por Podence (onde têm origem os caretos do Carnaval), Sezulfe, Mirandela, Vila Real, Serra do Alvão, Muas, Lamas D' Ôlo, Ermelo, Mondim de Basto, Guimarães, Barcelos, Vila Praia de Âncora, Serra D'Arga, Paredes de Coura...

 

Durante todo este tempo, não tivemos um caminho definido, definimos apenas o início e o fim: um estágio em teatro.

 

Dos locais onde passámos, elegemos a Serra D'Arga para implementação de um projecto de retorno à Natureza. 

 

O Campo Escola surgiu em Outubro de 2013, um ano depois do início do percurso, como uma experiência que queríamos que fosse abrangente e onde todos pudéssemos contar com as contribuições de todos: os locais, os participantes e os convidados com o objectivo de unirmos as nossas competências e vontades.  E assim, nasceu um projecto pedagógico na Natureza, o Campo Escola.

 

 

 

 

 

 

PayPal ButtonPayPal Button
bottom of page